
TREKKING
Viva essa experiência !
A travessia pelos Lençóis é de longe um dos melhores passeios, visto que se conecta com a natureza e faz bem pra alma do viajante. Caminhamos pela área preservada do parque chamada de "Zona primitiva" onde apenas pessoas que atravessam o Parque à pé desfrutam de belezas inimagináveis enquanto atravessamos os lençóis de uma ponta a outra
.jpg)

Considerações Iniciais
-
O trajeto tradicional e recomendado é feito de Barreirinhas-MA à Santo Amaro-MA, considerando que requer menos esforço por se tratar de mais descidas que subidas pelas dunas, além de caminharmos pela parte da manhã que pelo horizonte faz os praticantes caminharem com o sol e vento à favor.
O trajeto também poderá ser feito de Santo Amaro à Atins.
-
Combinamos que a melhor saída é partindo de Atins. Ou seja, o praticante vem de São Luís-MA e poderá se hospedar no dia anterior em Barreirinhas-MA e / ou em Atins que o guia credenciado se encontrará com você. Geralmente o início da caminhada é após o almoço por volta das 15:30 h.
-
Todos os dormitórios são redários.
-
Travessia de 3 dias conhecemos os principais Oásis, a de 5 dias conhecemos mais vilarejos.
-
A travessia é o combo completo de passeios. Conhecemos os lençóis de ponta a outra, visitamos várias lagoas exclusivas no trajeto feito apenas por caminhantes ,apreciamos do nascer-do-sol até o pôr, para mais do céu a noite.
-
Recomendamos pouca bagagem, apenas com o essencial. Mas fazemos o despacho das demais malas de um ponto à outro.
-
Dinheiro em espécie facilita bastante a vida do trilheiro.
-
Os pontos de apoio tem energia, alguns até wi-fi.
-
A compra de água e demais mantimentos fica em responsabilidade do viajante.
-
Trabalhamos com pacote, em quê já está incluso a lancha que nos deixa em Atins(povoado de onde se inicia a caminhada),almoço, janta, café-da-manhã, dormitório e a guiagem.Os demais fica a sua mercê.
Ou só a guiagem,onde lhe passamos a logística e você fica responsável por seu consumo.
Trajeto 1° dia
1° dia:
O começo de um sonho
O primeiro dia começa no porto de Barreirinhas, onde acontece o encontro do guia com o turista ou grupo. Por volta das 09:00 da manhã há o embarque na voadeira que faz a subida do Rio Preguiças. Há uma primeira parada com cerca de 40 min no povoado chamado Vassouras onde tem se o primeiro contato com os Pequenos Lençóis e os conhecidos "macaquinhos". Logo em seguida damos continuidade ao passeio em direção ao povoado Mandacaru, onde faremos uma visitação ao Farol de Mandacaru com 160 degraus na área da Marinha do Brasil, onde é possível apreciar nosso litoral e avistar Atins.
Continuação
Continuação 1° dia:
Pôr do Sol
Ao meio-dia nos direcionamos para Caburé, o povoado em que vamos almoçar, descansar e apreciar de um lado o Rio Preguiças e de outro o Oceano Atlântico. Por volta das 14 h a lancha nos deixará em Canto de Atins, onde a Pickup 4x4 nos aguarda e fará o trajeto atravessando Atins e diminuindo 24 Km pela praia até a Bandeira, ponto de referência do início da caminhada. A partir desse ponto começa o Trekking puro.
Entre dunas e lagoas já avistamos a vegetação do primeiro Oásis chamado Baixa Grande que será nossa primeira parada para jantar e descansar. Mas antes disso, paramos para banho nas lagoas e apreciarmos o pôr do sol.
2° dia:
Amanhecer no paraíso
No segundo dia, acordamos às 04:00 da manhã para nos prepararmos para mais 12 km. Depois do café da manhã reforçado, saímos ás 05:00 h do ponto de apoio e seguiremos em direção a Queimadas dos Britos, nosso segundo Oásis. No meio do trajeto faremos uma pausa para apreciação do nascer do sol, e mais adiante faremos outras pausas para banho de lagoas e descanso/merenda.
Antes do meio-dia chegamos em nosso destino, onde é feita nossas refeições e onde descansaremos, e a tarde é feito um passeio pelo vilarejo. A noite você é convidado a admirar a lua e as estrelas.
3° dia:
Fechando com chave de ouro
No penúltimo dia acordamos o mais cedo possível para nos prepararmos para caminhar o maior trajeto da travessia,15 km. Deixando Queimadas dos Britos seguimos para Betânia.
Onde mais uma vez no meio da caminhada faremos paradas para lagoas e apreciação da natureza.
Dependendo da época, precisamos pedir um barco para nos deixar no ponto de apoio-O vilarejo é cercado pelo Rio Alegre-
e terminamos a caminhada pela parte da manhã, se for da vontade do cliente podemos pedir o resgate do carro 4x4 pela tarde com destino a Santo Amaro ou podemos ainda desfrutar do último dia no povoado e concluímos na manhã seguinte com a ida a Santo Amaro.
Opcional: Podemos findarmos o último dia com a descida de caiaque pelo Rio Alegre em direção a Santo Amaro.